PROINFANTIL



APRESENTAÇÃO
    Um dos grandes desafios do Brasil nas últimas décadas tem sido melhorar a qualidade da Educação infantil. Nesse contexto, cresce a importância da qualificação dos profissionais que atuam em creches e pré escolas. Juntamente com a remuneração adequada e a melhoria das condições do trabalho docente, a formação de professores é vista como palavra- chave para a efetiva profissionalização do magistério e o estabelecimento de algumas das condições fundamentais para a promoção da qualidade nas instituições de educação infantil.
    O Programa de Formação inicial para Professores em exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL- é um curso, em nível médio, na modalidade Normal, que proporcionará aos professores sem a habilitação mínima exigida pela legislação vigente e que atuam como docentes nas instituições de educação infantil, o domínio dos conteúdos do ensino Médio e a formação pedagógica necessários para a melhoria da qualidade de sua prática profissional.
    O PROINFANTIL é uma parceria entre a União, os Estados e Municípios. Essa parceria é formalizada através do acordo de um Acordo de Participação, que rege as três esferas.
    A proposta pedagógica do PROINFANTIL articula os conteúdos das diferentes área do conhecimento em torno das experiências dos Professores Cursistas, fornecendo os elementos teóricos para a organização da prática pedagógica. Essa articulação se dá por meios de vários procesos, como a incorporação da experiência docente cotidiana dos Professores Cursistas como parte integrante do currículo, a prática supervisionada relacionada aos conteúdos estudados, a realização de registros pelos cursistas( evidenciando  sua reflexão sobre a própria trajetória escolar) e sua prática pedagógica, associando-a às experiências vividas no PROINFANTIL.
     O curso será desenvolvido em dois anos, compreendendo quatro módulos semestrais e perfazendo um total de 3.392 horas. Essa carga horária inclui as Fases Presenciais; as Atividades individuais; Encontros quinzenais, aos sábados ; Prática pedagógica; Língua Estrangeira e Projeto de Estudo.
    A Matriz Curricular do Programa apresenta o Núcleo Comum Nacional , estruturado em seis áreas temáticas, que são:
Do núcleo comum:
·         Linguagens e Códigos ( Língua Portuguesa)
·         Identidade, Sociedade e Cultura ( Sociologia, Filosofia, antropologia, História e geografia)
·         Matemática e Lógica ( Matemática)
·         Vida e Natureza (Biologia, Física e Química)

Da formação pedagógica
·         Fundamentos da Educação
·         Organização do trabalho Pedagógico
     O curso se propõe a contribuir para formação de um professor capaz de continuar aprendendo e um cidadão responsável e participativo, integrado ao projeto da sociedade em que vive e, ao mesmo tempo, crítico e transformador.
     A Agência Formadora- AGF é o núcleo de apoio pedagógico para os Tutores e Professores Cursistas.  A Agência é formada por um Coordenador, um articulador pedagógico de Educação Infantil e  os Professores Formadores das áreas. Essa equipe em conjunto com a EEG( Equipe Estadual de Estadual de gerenciamento) e a CNP, é responsável pelo planejamento e execução da Fase Presencial, pelo acompanhamento e monitoramento sistemático dos trabalhos dos Tutores e do desempenho dos Professores Cursistas, e pelos serviços de Apoio à Aprendizagem aos Professores Cursistas nos municípios situados em sua área de abrangência, incluindo um Plantão Pedagógico que atende também por telefone.
A equipe da AGF- Ariquemes é formada por:
Coordenadora: Conceição Varea
Articuladora Pedagógica: Maria Madalena Oliveira da Silva
Linguagens e Códigos: Rosangela Denardin
Matemática e Lógica: Telmaci  Rodrigues
Identidade Sociedade e Cultura: Maria Bernadete Crozara de Andrade
Vida e Natureza: Valdemir Alcântara
Organização do Trabalho Pedagógico: Maria Aquino
Fundamentos da Educação: Catarina da Silva Seibt

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