SALA DE RECURSO

“Educação  Inclusiva: Um novo olhar sobre os alunos com Necessidades Educacionais Especiais”.

         Olá!!! Estamos iniciando um novo momento digital. O blog da escola.
Ainda não temos uma sala específica de  Recursos, mas atendemos os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais do CEEJAAR- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos,  em parceria com a equipe de Orientação Educacional, utilizando  um espaço dessa sala.
QUEM SÃO OS ALUNOS ATENDIDOS?
A Resolução No.552/09 do CEE/RO, de 27/04/09, estabelece o atendimento aos alunos que apresentam Necessidades Educacionais Especiais: Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Surdez, Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Deficiência Visual e Deficiência Múltipla.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Manhãs (07:30-11:30), Tardes(13:30-17:30) e Noites (19:00-22:30).
RESPONSÁVEIS: Professoras Elza de Oliveira e Rizélia Lima.
CONQUISTA:
Até bem pouco tempo perguntávamos, quem somos? Professores? Equipe técnica? Equipe Pedagógica?. Conforme a Portaria No. 1281/2010 da SEDUC, é assegurado ao professor de Sala de Recursos Multifuncional, os mesmos direitos do professor de sala de aula comum. Afinal, somos realmente professores, com todas as letras.
PARA REFLETIR:

-”(...) A Educação Inclusiva centra-se em como apoiar as qualidades e as necessidades de cada um e de todos os alunos na escola (...)” –Revista Inclusão/Mec- Out/2005.
-“Eu não tinha língua. Como pude me construir? Como compreendia as coisas? Pensava? Seguramente. Mas em que? Em minha fúria de me comunicar. Naquela sensação de estar aprisionada atrás de uma enorme porta que não podia abrir para me fazer entender pelos outros [...] Até os sete anos, nada de palavras, nenhuma frase na minha cabeça. Imagens somente.” – Livro Surdez e Linguagem - 2007. Depoimento de  Emanuelle Laborit – surda.
COLABORANDO:"Como os professores poderão ajudar?"
 Há deficiências que são mais visíveis, outras não. Por isso, Professor, sua observação em sala de aula, é fundamental. Ao perceber no aluno sinais que denotem alguma deficiência, procure-nos, para que possamos atendê-lo, ajudando-o a superar suas dificuldades e limitações, a desenvolver-se  melhor, dentro do seu ritmo de aprendizagem. Obs.: Há uma ficha própria para esse encaminhamento.
NOVIDADES:”Buscando aprender mais”.
Todos os sábados pela manhã, nós professores que atendemos alunos com necessidades educacionais especiais, estamos reunidas no laboratório de informática da prefeitura, para um curso de informática educativa, com carga horária de 180 horas (PROINFO/MEC). Aprendemos a informática à serviço do aluno com necessidades especiais. Essa oportunidade foi  viabilizada pela professora Nilta Moreira (nossa coordenadora da Educação Inclusiva), em parceria com o município.